União dos Municípios do Pontal do Paranapanema

PDEPP

PDEPP
Sobre o Plano
O que motivou o Plano de Desenvolvimento Regional e Local dos Municípios do Pontal do Paranapanema?

O Plano marca uma iniciativa inédita da Unipontal e dos municípios do Pontal do Paranapanema na busca pela implantação de projetos e ações de desenvolvimento econômico local e regional. Foi possível por meio de recurso obtido da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), a qual trabalha na promoção do crescimento econômico sustentável, aprimorando os ensinos superior, técnico e de graduação tecnológica e estimulando a inovação no Estado de São Paulo, com políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda; e ao aumento do empreendedorismo e da competitividade do setor produtivo.

Objetivo
O Plano tem por objetivo, a partir da análise dos projetos existentes ou em andamento e da prospecção de novas iniciativas, elaborar projetos estruturantes, oportunidades de negócios e recomendações que estimulem a dinâmica das cadeias produtivas da região, novos investimentos, geração de emprego e renda.

As Metas

  • Definição de ações com foco na geração de empregos e no desenvolvimento do agronegócio e do turismo;
  • Indicação, para cada município integrante da Unipontal, de ações de cunho estratégico voltadas para a realização de oportunidades de negócios;
  • A escolha de dez projetos estruturantes regionais que possam colaborar na eliminação das barreiras ao desenvolvimento identificadas;
  • Prover a região de diagnóstico econômico que possa orientar ações futuras diante de cenários definidos.

As etapas
A proposta apresentada para elaboração do plano deve ser compreendida como uma estratégia metodológica básica, envolvendo, por exemplo, o mapeamento das cadeias produtivas dos municipais, a qual, devido à própria heterogeneidade das cadeias, oferece espaços para adaptações e ajustes a situações individuais.
Os trabalhos do Plano estão organizados em função de três etapas, distribuídas ao longo de 06 meses, indicadas no Edital Tomada de Preços No. 001/2013, sendo que uma delas (Comunicação Social e Mobilização Institucional) ocorrerá desde o início das atividades e dará o suporte para realização das demais atividades: levantamentos, propostas, análises e diagnósticos, sempre de forma participativa:

  • Etapa 1: Diagnóstico Econômico e Definição de Cenários
  • Etapa 2: Projetos Estruturantes
  • Etapa 3: Cadeias Produtivas
  • Etapa permanente: Comunicação Social e Mobilização Institucional

Metodologia de trabalho
A metodologia que está sendo adotada, mescla uma série de pesquisas técnicas com as atividades de campo, integrando informações diversificadas e resultando em um trabalho amplo e completo:

  • Levantamento documental;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Reuniões com instituições públicas e privadas dos 33 municípios da Unipontal;
  • Realização de questionários e/ou entrevistas com gestores públicos, líderes empresariais, comunitários e de classe;
  • Elaboração de mapeamentos com a localização das cadeias produtivas, as oportunidades de negócios e os projetos estruturantes; e
  • Proposição de ações, programas e projetos para a alavancagem da economia regional.

Quais os benefícios para os municípios?
A proposta de elaboração do Plano tem como um dos princípios, possibilitar o desenvolvimento econômico da região por meio de políticas de fomento integradas e locais, pois diversas ações ocorrerão nos municípios. O envolvimento e a participação dos municípios trarão os seguintes benefícios:

  • Criação de planos que estimulem o crescimento econômico local e regional
  • Orientação e apoio em políticas municipais para a dinamização de cadeias produtivas
  • Indicação de oportunidades de investimentos para a iniciativa privada e projetos dinamizadores da economia.
  • Projetos estruturantes, de cunho regional, mas que resultarão em benefícios para os municípios.

 

Envolvimento e participação dos municípios
O sucesso do Plano e sua implementação estão diretamente associados com a participação e envolvimento dos gestores públicos de cada município.

Serão realizadas reuniões com prefeitos, secretários/diretores municipais e equipes técnicas de cada uma das prefeituras, para identificação das principais necessidades, barreiras, desafios e demandas relacionadas com os objetivos do plano.

Todos os materiais gerados neste trabalho, tais como textos, diagnósticos e recomendações, serão apresentados e validados pelos municípios, ampliando a representatividade do plano.

ACESSE NOSSA ÁREA DE DOWNLOADS

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO PONTAL